Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/storage/0/b3/ca/lattufe/public_html/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/storage/0/b3/ca/lattufe/public_html/wp-includes/plugin.php on line 601

Gerenciamento de projeto auxilia na antecipação de possíveis problemas de planejamento

Gerenciamento de projeto auxilia na antecipação de possíveis problemas de planejamento
25 de novembro de 2018 Lattufe

Quando se inicia um projeto, independente do porte, uma série de questões técnicas, operacionais e burocráticas, entre outras, devem ser cuidadosamente observadas para que todas as etapas ocorram dentro do planejado e o prazo de entrega seja cumprido. Neste cenário destaca-se o gerenciamento de projeto.

“São pontos importantes que precisam ser considerados e podem auxiliar a prever possíveis imprevistos. Essa medida evita custos com retrabalho, garante a entrega dos projetos com a qualidade esperada e não gera desgaste entre os projetistas por indefinição de processo ou erros básicos”, explica o arquiteto Thiago Machado, sócio da TM2 planejamento e projeto.

Assim como numa cirurgia, em que protocolos estabelecidos precisam ser seguidos para aumentar a segurança e diminuir possibilidades de erros, nas obras, o gerenciamento de projeto tem esse papel. Nestes casos é importante definir:

  • Matriz técnica e matriz de responsabilidade – São importantes para a distribuição das responsabilidades em um projeto e também definem as funções de todos os envolvidos.
  • Fluxo de informação – Deve ser objetivo, podem com um bom nível de detalhamento, e direcionado às principais lideranças do projeto.
  • Penalidades – Precisam estar definidas e ser de conhecimento de todos os envolvidos para, somente se necessário, serem aplicadas.
  • Locais e horários de reuniões – Alguma ausência na reunião de trabalho pode impactar na entrega, por isso é importante que todos os envolvidos estejam nas reuniões.
  • Padronização dos entregáveis com nível de qualidade – Manter a uniformidade nos processos, independente do nível de exigência, promove entregas de excelência e dentro dos prazos estipulados.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*